Negócios em Pauta aborda gerenciamento de conflitos e relações interpessoais
17 de Maio de 2018
Acompanhar o relacionamento entre membros da organização é uma das responsabilidades diárias de um gestor, especialmente por se tratar de um ambiente que reúne opiniões e personalidades distintas e cuja desarmonia pode afetar a produtividade do negócio. Esse choque de ideias e comportamentos entre os públicos das empresas foi o mote do 16º workshop do projeto Negócios em Pauta, que na noite desta quarta-feira (16) abordou o tema "Relações interpessoais: como gerenciar conflitos nas organizações" em Teutônia. Participaram do painel a sócia-proprietária da Bella Luna Aromas, Caroline Immich; sócio e diretor da RM Distribuidora de Pneus e Moto Peças, Cristiano Müssnich; e a coordenadora do curso de Psicologia da Univates, Gisele Dhein. Consultora organizacional e diretora da Capital Verde, Raquel Winter Reali mediou o debate.
Segundo Raquel, os conflitos podem ser interpessoais ou inerentes à própria organização, envolvendo colaboradores, setores, fornecedores ou clientes e tendo origem factual ou emocional. "Se é difícil às vezes lidar com a gente mesmo, quem dirá quando se coloca mais pessoas na relação", ponderou Gisele. Para ela, cabe aos gestores identificar e administrar os conflitos, atitude que exige principalmente a habilidade de ouvir e compreender as razões que levam a um desentendimento. "Somos humanos, temos nossas diferenças e precisamos saber lidar com elas", observou.
Na sua avaliação, a principal ferramenta nessas situações é a comunicação, método que vem sendo suprimido por tecnologias e operações que banalizam o comportamento e ignoram a presença de pessoas no processo. Exemplo disso é a substituição de conversas pessoais por trocas de mensagens escritas, as quais não são capazes de transmitir emoções e abrem margem para interpretações equivocadas que inevitavelmente geram conflitos. Daí a importância de momentos de integração, como reuniões e confraternizações, para troca de ideias entre os trabalhadores, objetivando a construção de uma sinergia entre toda a equipe. "É um momento importante, em que mais se trabalha. É desse ambiente organizado, onde as pessoas trabalham alegres e interagindo umas com as outras, que saem os melhores resultados", apontou Müssnich.
Ele também alertou para os conflitos que surgem de fora do círculo de controle da empresa, como os casos que envolvem clientes e relações comerciais, circunstâncias que para ele podem ser resolvidas a partir dos princípios e condutas estabelecidas pelos proprietários, dentre as quais se destacam transparência e honestidade. O diretor acredita no poder da conversação para solução dessas divergências, mas reconhece que deve haver limites que impeçam abusos e desgastes: "Essa de que o cliente sempre tem razão a gente sabe que é uma máxima, só que nem sempre se pode sacrificar a equipe pelo negócio".
Caroline ainda comentou sobre os conflitos oriundos de disputas de vaidade ou por poder e que tem como principal característica a defesa de interesses pessoais. Como solução para o problema, ela citou novamente o poder do diálogo, não apenas com os causadores do desentendimento, mas com todos os envolvidos na relação. Raquel complementou reafirmando o papel do líder em indicar objetivos comuns aos trabalhadores em benefício de toda a empresa: "A organização tem que buscar métodos para focar os interesses individuais e estabelecer os coletivos". O grupo também conversou sobre causas e possíveis impactos de conflitos gerados a partir de falhas em processos de seleção de funcionários; na definição da missão, visão e valores; atendimento ao cliente; pós-venda e política de troca de mercadorias; bem como sobre os impasses enfrentados em processos de sucessão familiar ou de choque de gerações.
Saiba mais
O Negócios em Pauta é uma realização do Sincovat e Jornal A Hora, e conta com o apoio de Sescon-RS, Univates/Crie, Sebrae, Capital Verde, Cic Vale do Taquari, Governo de Lajeado, Sebrae e Acil. Mensalmente são realizados workshops com temas voltados à gestão e ao empreendedorismo. O próximo encontro ocorre no dia 20 de junho, em Lajeado.
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