Bate-papo no Sincovat expõe situação da agência da Receita Federal em Lajeado
22 de Agosto de 2018
"O que está ruim vai ficar pior". Foi com essa transparência que o agente da Receita Federal Antonio Augusto Timm descreveu a situação da agência do órgão em Lajeado para os profissionais contábeis durante bate-papo promovido pela Aescon/Sescon-RS e o Sincovat nesta terça-feira (21) na sede do sindicato. A proposta do encontro foi esclarecer questões relacionadas ao atendimento da instituição, identificando reivindicações que possam ser implantadas para atender a demanda dos contadores.
De acordo com ele, há um grande déficit de servidores na agência, cenário que deve piorar com a proximidade da aposentadoria de alguns trabalhadores. Sem a previsão de concurso público ou realocação de agentes, a tendência é que as dificuldades com agendamentos fiquem ainda maiores. Por outro lado, a Receita trabalha com a tendência de que em até cinco anos todos os brasileiros terão smartphones e passarão a utilizar serviços totalmente digitais, levando a instituição a também migrar para essa plataforma. Daí a importância de se preparar e adaptar a essa nova realidade. "Ou a gente aprende a fazer ou aprende a fazer", afirmou.
Revelando que não há como prever o futuro da agência em Lajeado, Timm solicitou ajuda dos contadores para evitar que serviços desnecessários e incorretos cheguem à Receita, o que também prejudica a agilidade do atendimento. Segundo ele, muitos casos podem ser facilmente resolvidos dentro dos próprios escritórios. Diante da instabilidade do cenário, ele ressaltou que mais do que nunca será necessária a profissionalização dos envolvidos com a contabilidade. Limitado à situação descrita, mas disposto a trabalhar conjuntamente para que ambos melhorem seu desempenho, ele garantiu que levará adiante as demandas devidamente registradas pelas entidades, a fim de tentar melhores resultados junto a instâncias superiores.
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