Imposto de Renda é tema de bate-papo com representantes da Receita Federal no Sincovat
20 de Abril de 2023
Iniciada em 15 de março, a entrega das Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 foi o tema de um bate-papo promovido nesta quarta-feira (19) pelo Sincovat e que teve como convidados o titular da Delegacia da Receita Federal de Novo Hamburgo, Eduardo Godoy Corrêa, e o agente da Receita Federal de Lajeado, Antonio Timm. Acompanhada por profissionais da contabilidade, a atividade esclareceu dúvidas sobre o preenchimento e as novidades deste ano, além de abordar a destinação de parte do imposto para instituições beneficentes.
Entre as principais alterações, Corrêa falou sobre os aperfeiçoamentos na declaração pré-preenchida, que além de facilitar o trabalho do contribuinte e garantir maior fluidez no processamento, é uma aposta para minimizar os erros. Porém, ele alertou que ela não garante que se escape da Malha Fina, visto que essa possui uma série de critérios de análise. O delegado também comentou sobre o cronograma de entrega, que encerra no dia 31 de maio; a previsão de restituições e suas respectivas prioridades; quotas para pagamento do imposto; obrigatoriedade; locais de preenchimento; e apresentação fora do prazo. Ao orientar o preenchimento de itens específicos, ele revelou que a estimativa da Receita é que cerca de 39 milhões de declarações sejam entregues no Brasil, sendo que a meta é que 25% delas sejam as pré-preenchidas, as quais em 2022 representaram 7% do total enviado.
Coube a Timm a abordagem sobre a destinação de parte do imposto devido a projetos sociais, o qual negou a intenção de ensinar o procedimento, ressaltando que a proposta foi reforçar a possibilidade e a importância do gesto. "O que a gente chama de doação do IR é uma destinação, ninguém tira nada do bolso para doar", explicou. O agente esclareceu que uma das vantagens da destinação é o poder de escolha do beneficiário, mas alertou sobre os casos em que a destinação não é permitida: declaração simplificada, entrega fora do prazo e quitação do DARF depois do dia 31 de maio. Timm ainda apresentou números de algumas cidades para exemplificar a diferença entre o quanto poderia e o quanto efetivamente foi destinado: Encantado conseguiu 7%, Lajeado 9%, Arroio do Meio 15%, Teutônia 23% e Mato Leitão 40%.
IMAGENS DA NOTÍCIA