Contabilidade, gestão e negócios em destaque para mais de 800 pessoas no 14º Seminário Sincovat
23 de Setembro de 2022
Reunidos no Teatro da Univates, mais de 800 pessoas participaram do 14º Seminário Sincovat nesta quinta-feira (22). Com foco no tema "Contabilidade, a referência na gestão", o evento oportunizou ao público atualização e muita informação sobre assuntos que tem tudo a ver com o desenvolvimento das empresas, da comunidade e da região como um todo. "O conhecimento nos move e por isso estamos aqui hoje, buscando também uma contabilidade mais dinâmica e produtiva", destacou a coordenadora do evento na abertura, Vanessa Knecht Collett. Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Márcio Schuch Silveira marcou presença valorizando o Dia do Contador (22 de setembro) com uma reflexão. "Temos a responsabilidade de emprestar credibilidade e confiança aos negócios que são realizados. As prefeituras vão desenvolver as suas atividades com a parceria da iniciativa privada se nas empresas tiverem profissionais íntegros e éticos", ressaltou. O 14º Seminário Sincovat foi uma promoção conjunta do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) e Associação das Empresas de Serviços Contábeis (Aescon), oportunizando ao público um painel, três palestras e mais homenagens.
Com três convidados, o painel "Vale do Acolhimento: oportunidades e desafios" evidenciou o cenário positivo do turismo regional. Proporcional às oportunidades, o debateu mostrou que há também desafios que passam por qualificação de quem atua na área e organização da região para oferecer opções variadas aos turistas, que desconhecem os limites geográficos dos municípios e só querem aproveitar bons momentos. "O Brasil ainda não conhece o que temos. Precisamos correr e não perder tempo para aproveitar tudo isso", disse o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, que projeta 10 mil visitantes por semana na região após a conclusão do Cristo Protetor, em Encantado. "Cada prefeito está fazendo o melhor na sua cidade. Mas temos o desafio de conectar as iniciativas para que não tenhamos mais do mesmo", ponderou o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch. O painel teve ainda a apresentação do case do chef de cozinha e idealizador do conceito "Cozinha de Natureza", Rodrigo Bellora, do Vale dos Vinhedos.
Com técnicas aplicadas aos escritórios contábeis, o contador e consultor Fabiano Azevedo focou sua palestra na importância de processos e sistemas que padronizam a dinamizam as rotinas. Deu exemplos de etapas decisivas, como a compreensão das tarefas, mapeamento do diagnóstico e identificação das demandas com os colaboradores envolvidos. "São muitos os benefícios, entre os quais o aumento da produtividade do grupo, melhora da experiência do cliente e redução de custos", ressaltou. Defensor do engajamento aos propósitos da organização, afirmou: "Se a cultura da sua empresa for verdadeira, o time vai entender que existe algo além do salário financeiro e das horas trabalhadas".
Coube ao economista-chefe do Sicredi, Pedro Ramos, abordar projeções e perspectivas para o mercado. Ele traçou um histórico dos acontecimentos mais recentes, frisando que, fora as guerras, 2020 registrou a pior atividade econômica mundial. A retomada é gradual e já contempla surpresas positivas como o impacto dos serviços, do emprego e estímulo do governo, sendo que o cenário de 2022 é de uma projeção de crescimento de 3%. Porém, considerando oscilações que são cíclicas, o ritmo deve cair novamente e o desempenho fechar perto de zero em 2023.
Muito aguardado, o stand up Contabilizando Revoltas com Lucas Lima encerrou com humor e irreverência o 14º Seminário Sincovat. Dono do personagem Contador Revoltado, trouxe para o palco a sua forma descontraída de falar da contabilidade, motivo pelo qual já tem quase 200 mil seguidores no Instagram. Acompanhado de um violão, cantou paródias como "Contador com orgulho" e "Divergências", brincou com desafios da burocracia dos órgãos governamentais e dilemas enfrentados com os clientes. Na plateia, muitas risadas e descontração, atingindo sua mensagem de que "a trajetória do contador é estressante, mas é possível também dar boas risadas no caminho".
IMAGENS DA NOTÍCIA